quarta-feira, 13 de junho de 2012

ANDO POR ONDE QUERO!


Alguém já disse que ser jovem é ser rebelde, é ter liberdade pra fazer qualquer coisa, é desafiar o perigo sem receio das conseqüências, é quebrar as regras ou sonhar que pode mudar o mundo carregando cartazes ou ouvindo músicas no ipod. Na verdade nos últimos 2.000 anos esta atitude “jovem” não alterou 1 milímetro na história do mundo, mas ao que tudo indica, e mesmo com a internet mudando todos os conceitos, eles continuarão a pensar desta forma.
Já que não dá pra falar de jovem sem falar em internet, vamos La: na internet tudo é possível! Verdade. Vivemos dias em que através da internet podemos ver, ler ou falar o que quiser. As vezes algumas coisas que falamos ou escrevemos na “rede” complica tudo, mas se por um lado não há limites, inclusive para a imoralidade e outras coisas piores como a pedofilia, por outro ganhamos conhecimento, relacionamento, entretenimento. Entre os extremos (da imoralidade ao ganho de conhecimento) existe um grande abismo que se chama: liberdade.  A grande pergunta de nossos dias para os jovens é a mesma feita pelo salmista 900 anos aC: com toda essa liberdade que temos ... de que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? (Sl 119:9) Quem se arrisca a responder? Ou, quem tem coragem para responder?
Como disse o grande poeta português Fernando Pessoa que “navegar é preciso”, caminhar na estrada da vida é inexorável para quem está vivo. Não há como parar, não temos como descer deste bonde da vida. Muitos, por covardia, até fecham os olhos e “deixa a vida te levar”, mas todos caminham. O problema é que não existe só um caminho. Como escolher o caminho puro para andar?
Salomão disse certa vez que “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14:12). Percebe que para responder a esta pergunta do salmista, precisamos usar uma grande ferramenta que se chama: avaliação. Se o jovem não avaliar a situação ele pode: 1) errar, porque quer errar (70%); 2) errar, sem saber que está errando (5%); 3) errar achando que está acertando (25%); Qualquer que seja a alternativa ele sempre se dará mal e sofrerá as conseqüências da sua péssima avaliação e o resultado será a morte.
Como saber qual o caminho? Querem mesmo a resposta? Ou, o segredo? Na verdade o segredo está exatamente no final do versículo do Salmo 119:9, (que o jovem por preguiça não leu) ou seja, usar na avaliação a melhor de todas as ferramentas: “segundo a tua palavra”. Se quisermos usar nossa capacidade ou nossa opinião, ou a opinião dos outros, ou qualquer outro critério de avaliação, o jovem sempre se dará mal. A única alternativa certa para esta resposta é: usar a Bíblia para verificar o que Deus quer, ou, o que Deus fala. Neste caso, o fim será sempre o fantástico show da vida (eterna).
Entenda de uma vez por todas: a única maneira do jovem guardar puro o seu caminho é viver segundo a palavra de Deus. Qualquer outra opção é sujeira, é podridão, é furada, é prostituição .... é morte!
Mas isso é tão difícil de entender que a maioria dos jovens só vai aprender depois de velho. Ganhe tempo, ganhe "2 vidas" para a próxima fase do game. Use a Bíblia como critério de avaliação. Tão fácil e mole que até vovô sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário