sábado, 18 de maio de 2013

VOCÊ LEVARIA SUA FAMÍLIA A SIQUÉM?


Israel se preparava para entrar na terra prometida e Deus já havia dito a Moisés que ele ficaria de fora da festa. Então ele usa aqueles últimos momentos para fazer um desafio ao povo: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt 30:19). Moisés pegou pesado, mas o momento exigia uma decisão radical. 40 anos antes, neste mesmo lugar a decisão do povo foi a pior de todas, por isso Deus queria saber se, 40 anos no deserto mudou alguma coisa no povo. A dúvida era só uma: De que forma entrariam na nova terra? . Do mesmo jeito que saíram do Egito, do mesmo jeito que passaram 40 anos no deserto ou tomariam uma decisão radical de mudanças reais, tipo “casa nova, vida nova”?

Infelizmente não sabemos qual foi a resposta do povo mas.o povo entrou na terra, conquistou os inimigos, cada tribo foi para seu canto, a vida estava voltando ao normal, uma nova geração estava crescendo, ou seja, passaram-se mais 40 anos e o povo crescia e vivia feliz da vida. Foi então que Josué resolveu juntar todo o povo em Siquém para uma grande festa de despedida e é neste clima de despedida que Josué lembra o povo 2 coisas: a Aliança com Deus, o desafio de Moisés.

Aquela era a hora de lembrar uma coisa dessas? Imagino que o povo até pensou em apedrejar a Josué, só não fizeram porque o cara já tinha 110 anos e bater em velhinho é crime inafiançável. Mas Josué, na frente de todo o povo, usando palavras duras pergunta: é assim tão ruim servi a Deus? Em outras palavras ele estava dizendo que naqueles últimos 40 anos, justamente pelo fato de Deus ter guerreado por eles (Js 23:3), o povo estava se esquecendo completamente do compromisso que haviam assumido diante de Moisés. Pra que ou por que servir a Deus se tudo estava indo muito bem? É neste momento que Josué vira para o povo e grita: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24:15). A atitude de Josué desencadeou no meio do povo uma grande volta para Deus, mas fico maravilhado com a coragem daquele velhinho. A atitude dele é tremenda, pois quebra alguns paradigmas no meio do povo e que até hoje ainda impede que nossas famílias estejam diante do Senhor.

1º Paradigma: Quando tudo vai bem, esquecemos-nos de Deus.  É uma tendência o homem desprezar Deus quando os problemas diminuem ou quando a vida torna-se mais suave.

2º Paradigma: Apesar de velho, ele ainda toma decisões,  assume as responsabilidades. Em nossos dias os velhos são desprezados e perdem a voz. Nossa sociedade quer ouvir os jovens. Novos produtos são feitos pensando nos jovens. Até as empresas têm valorizado mais os jovens.

3º Paradigma: Ele ainda dirige sua família. É ele quem fala e quem decide pela família e ela o segue, acata sua decisão. Há uma voz de comando.

4º Paradigma: Ele ainda tem forças e disposição para servir a Deus. Não importa a idade, ele está a frente, dá o exemplo.

5º Paradigma: Ele não abre mão do Senhor, nem para ele, nem para sua família. Deus tem lugar na sua família.

Infelizmente nossas famílias estão totalmente desprotegidas. Quantos destes paradigmas quebramos com tanta facilidade em nossos dias? Tenho a impressão que atualmente, estas coisas estão tão longe de nossa realidade que se Josué voltasse a Siquém, acharia poucas famílias dispostas a mudar, a servir, a viver para o Senhor como a família de Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário