sexta-feira, 22 de março de 2013

PARE DE SOFRER!


Tudo que Deus criou era muito bom, inclusive o homem. O projeto de Deus era que o homem vivesse para sempre sem angústia, ou seja, definitivamente não fomos criados para sofrer! Mas o pecado fez com que toda a criação sofresse. O Apóstolo Paulo nos afirma que “toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora” e ele complementa “e não somente ela, mas também nós ... igualmente gememos em nosso íntimo” (Rm 8:22-23). Logo, o sofrimento só existe porque houve mudança nos planos de Deus.

O pecado ou a desobediência do homem foi e continua a ser o único responsável por toda esta miséria, dor e sofrimentos pelo qual vivemos. Mesmo assim, o homem ao longo da história tem exaustivamente tentado de todas as formas e maneiras negar esta responsabilidade. Com isto, o homem inventou as mais variadas maneiras de amenizar o sofrimento. Seja através da luta desenfreada para conquistar fortuna ou poder, seja pela conquista do conhecimento, seja pela busca do prazer pelo prazer, seja pela cauterização da própria consciência de forma que alguns até extrapolam e partem para as drogas, para as loucuras da vida, tudo pela ansiedade de não sofrer. Incrível, mas toda essa fuga leva o homem a sofrer mais.

Quanto mais o homem busca o antídoto nas coisas que o cercam, mais ele sofre. Quanto mais o homem crer que a ciência, a filosofia, o poder, o dinheiro possam por si só eliminar o sofrimento, mais o sofrimento o atrai. Tudo que o homem tem feito tentando amenizar o sofrimento, tem resultado em mais dor e agonia. Mesmo com os gigantescos avanços da medicina, da ciência, da tecnologia, que poderia resultar em alívio para o homem, acabam resultando em mais hospitais construídos, mais prisões e penitenciarias, mais faturamento das industrias farmacêuticas, tudo as custa do sofrimento do homem.

Então, não há solução para o sofrimento? Sim, há solução para o sofrimento e todo mundo sabe qual é. Entretanto, no momento em que estamos dispostos a ir na direção da solução é necessário primeiro  reconhecer nossa incapacidade de fazer isso sozinho ou com nossas próprias forças. Temos que abrir mão do orgulho, da autosuficiência da ciência, da panacéia autoritária da tecnologia virtual, em suma abrir mão do EU e reconhecer que precisamos fazer 4 coisas: “se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus caminhos”, então Deus elimina a aflição com 5 coisas diretas: “eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Também ele garante que estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar” (2Cr 7:14-15). O fim do sofrimento está em voltar-se para Deus, o lugar de onde o homem nunca deveria ter saído.

Pare e pense um pouco! Se você está sofrendo a causa é o pecado e você não conseguirá se livrar sozinho dele, porque não dar uma chance para Deus te restituir a felicidade voltando-se para Ele e abandonando o pecado! Pare de lutar contra Deus e Pare de Sofrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário